Estratégia ADAE MAR 2030
A ADAE é a entidade responsável pela implementação da nova estratégia de desenvolvimento local das zonas costeiras, financiada ao abrigo do Programa MAR 2030, com um valor que ascende aos 1,9 milhões de euros, com uma comparticipação de 70% do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA).
Desta forma a ADAE, em representação do Grupo de Ação Local – ADAE MAR 2030, uma parceria de 52 entidades públicas e privadas de vários setores de atividade, vai atuar no território, no sentido de promover uma economia azul sustentável nas regiões costeiras, insulares e interiores e fomentar o desenvolvimento de comunidades piscatórias e de aquicultura, em três Eixos Estratégicos:
• Eixo 1 | Dinamização económica, associada às atividades da pesca, do turismo, da náutica de recreio, do desporto, entre outras
• Eixo 2 | Gestão sustentável da zona costeira, ligada essencialmente aos recursos naturais e aos riscos
• Eixo 3| Promoção sociocultural, tendo por base o património cultural (material e imaterial) e natural e envolvendo a educação e literacia
Pode aceder ao documento que descreve a Estratégia, consultando este link.
Território Elegível
Concelho Leiria: Freguesia de Coimbrão e União de Freguesias de Monte Real e Carvide
Concelho Marinha Grande: Freguesias da Marinha Grande e Vieira de Leiria
Concelho Pombal: Freguesia de Carriço e União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca
CANDIDATURAS ABERTAS
AVISO MAR2030-2024-57 | Execução de dois Projetos Âncora inscritos na EDL do GAL ADAE MAR 2030
Data de Abertura: 30-09-2024 Data de Fecho: 20-01-2025
Beneficiários:
- Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
- Pareceria entre Junta de Freguesia da Marinha Grande, Município de Pombal e Município de Leiria
AVISO MAR2030-2024-56 | Execução da EDL do GAL ADAE MAR 2030
Data de Abertura: 30-09-2024 Data de Fecho: 20-01-2025
Beneficiários: Qualquer entidade, singular ou coletiva, do setor público, cooperativo, social ou privado, com ou sem fins lucrativos
Como apresentar candidaturas?
As candidaturas são apresentadas online, através do Balcão dos Fundos (balcaofundosue.pt)
Para aceder ao formulário eletrónico é indispensável que o beneficiário tenha efetuado registo e autenticação no Balcão dos Fundos. Com essa autenticação é criada uma área reservada na qual o beneficiário poderá contar com um conjunto de funcionalidades, independentemente da natureza da operação, da região ou do programa a que pretende candidatar.
Antes da submissão da candidatura, o beneficiário deve confirmar, completar e atualizar os seus dados de caracterização no Balcão dos Fundos, já que os mesmos serão utilizados na candidatura.
É igualmente necessário o registo prévio como beneficiário no sistema de informação do Instituto Financeiro de Agricultura e Pescas – IFAP. Para atribuição ou atualização do número de identificação NIFAP, consultar informação disponível em https://www.ifap.pt/portal/web/guest/ib-informacao.