1994

A ADAE - Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura nasce em parceria com a AMLEI, ACILIS, ACISO, CEPAE, NERLEI, Região de Turismo Leiria – Fátima e Câmaras Municipais da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém e Porto de Mós.

Fruto da cooperação com a Associação de Municípios da Alta Estremadura, começa a colaborar ativamente na elaboração de diversas candidaturas. Destacam-se o Projeto de Despoluição Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Lis e da Ribeira de Seiça ao Fundo de Coesão, a 

candidatura ao Programa PROSIURB e a participação na generalidade das atividades e gestão corrente (organização de ações de formação para técnicos municipais, de seminários, colóquios e reuniões e implementação do Sistema de Informação Geográfico da Alta Estremadura).

São produzidos o livro-resumo do seminário “O Vinho e a sua Relevância Económica”, a brochura da Alta Estremadura e o CD do Ambiente.

 


 

 1997 

Janeiro
Criação do Gabinete de Apoio Técnico com carater social. Surge no âmbito da candidatura ao Programa PROCENTRO, para apoiar agentes económicos locais, com a elaboração de candidaturas a programas nacionais e comunitários, divulga e potenciar novas formas de investimento para a região. Cobra valores simbólicos pela elaboração dos processos incentivando a dinâmica do investimento.

Julho
Credencia-se como Entidade Gestora do Programa LEADER II para a Alta Estremadura.

 


 

 1998

Começa a representar um grupo de Associações da Beira Litoral, no Conselho Regional Agrário, que tem por objetivo planear as intervenções a nível do desenvolvimento rural da região.

É acreditada pelo INOFOR e inicia um processo de formação para o exterior, focando-se na 

população mais carenciada e com dificuldades de integração no mercado de trabalho. Desenvolve ações de formação ao abrigo do Programa Escolas Oficina. Saliente-se a relação de parceria e cooperação com o Centro de Emprego de Leiria e de Tomar, com a Segurança Social, com as Escolas da região e com as Câmaras Municipais.

 


 

2000

Para divulgar e promover a região, sua identidade, cultura, produtos e seus serviços e para criar condições para a empregabilidade dos formandos, a ADAE inicia a sua participação em diversas Feiras e Mostras regionais e nacionais. Destacam-se a I Grande Mostra do Mundo Rural, na FIL-Lisboa, a FIABA na Batalha, a Feira de Maio em Leiria, a Feira das Atividades Económicas de Ourém e a Feira da Agricultura em Santarém.

Integra a Rede Regional para o Emprego do Pinhal Litoral, que tem como objetivo perspetivar as necessidades básicas a nível de formação e qualificação da região.

Desenvolve atividades para a população em geral em várias vertentes. Procura garantir um serviço de qualidade que corresponda às expectativas dos utentes, assente em princípios fundamentais baseados na confidencialidade, honestidade, transparência e responsabilidade.

Inicia o processo de Certificação da Qualidade dos seus serviços ao abrigo da norma ISO 9001/2000.

Elabora, conjuntamente com a Inde - Célula de Animação LEADER, um caderno temático sobre a importância da qualidade para o desenvolvimento do trabalho das ADL's, que será publicado em Maio de 2002.

Fevereiro
Lidera o processo de criação da Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local. A escritura pública decorreu na Batalha e foi membro da Mesa da Assembleia Geral, em representação da região centro.

Abril
Conquista o Estatuto de Utilidade Pública.

Setembro
Associaram-se a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Leiria e as Escolas Profissionais de Leiria, Marinha Grande e Ourém.

 


 

2001

Integra o grupo de missão do Programa Comunitário FORAL, em parceria com a Associação de Municípios da Alta Estremadura, cujo objetivo é planear as necessidades de formação da Administração Local, com vista à implementação de ações de formação profissional autarquias 

locais. São parceiros as Comissões de Coordenação das Regiões do país, a Direção Geral das Autarquias Locais, algumas Associações do país, orientados por uma equipa da Faculdade de Psicologia de Lisboa.

 


 

2002

Fevereiro
Assina a Convenção de Financiamento para a gestão da subvenção comunitária LEADER +, reafirmando a sua capacidade para a gestão deste programa no mundo rural. São zonas elegíveis: Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém e Porto de Mós. Desde então elabora a documentação de suporte ao programa e prepara as parcerias, com vista à apresentação de uma candidatura ao Programa INTERREG III B, SUDOE, medida 2.

Março
Assina a Convenção Local de Financiamento para gerir a Iniciativa Comunitária do PIC LEADER +. 

Fica acreditada e dá continuidade à gestão e dinâmicas do LEADER. Dinamizando e promovendo o meio rural e os seus saberes-fazer tradicionais em prol de uma identidade própria, o LEADER, permitiu a criação uma “dinâmica de terreno”, mais próxima da população. A ADAE gera uma convergência e uma procura constante dos seus serviços e afirma-se como estrutura de apoio capaz dar respostas ao ritmo das populações.

A dinâmica do LEADER permite à ADAE um profundo conhecimento da realidade e do contacto direto e permanente com a população local, do cidadão comum à qualquer realidade empresarial, prevenindo entraves diversos ao desenvolvimento da região.

 


 

2008 e 2009

Associam-se a Adega Cooperativa da Batalha e o Instituto Politécnico de Leiria.

ADAE responde à premente necessidade de gerar novas formas de intervenção, nesta heterogeneidade de recursos que caracterizam a Região da Alta Estremadura, assumindo-se como elo de ligação e de convergência de interesses das forças vivas da região.

 


  

2014 e 2015

Associam-se a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, Pinea - Associação Florestal Litoral, Santa Casa da Misericórdia de Leiria, CCAM Batalha, Orfeão de Leiria, Misericórdia da Batalha, Cooperativa Agrícola do Concelho da Batalha, Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós

 A AMLEI foi integrada na CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, passando esta entidade a constituir um associado.

 


 

2016

A ADAE promoveu duas parcerias com entidades públicas e privadas com o objetivo de gerir as Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), no seu território, nomeadamente ADAE RURAL 2020 e ADAE MAR 2020, financiadas pelos programas PDR2020, MAR2020 e CENTRO2020. 

Estas Estratégias de Desenvolvimento Local, ADAE RURAL 2020 e ADAE MAR 2020, fora aprovadas em início de 2016 e vigoram até 2020.

Em julho a ADAE obteve a certificação como entidade formadora, emitida pela DGERT.

 

 

© ADAE 2014 Todos os direitos reservados / Desenvolvido por S4