03 DEZ 2024
Sessão comemorativa
A Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE) celebra três décadas de compromisso e trabalho dedicado ao desenvolvimento local nos concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós.
Para assinalar esta data, a ADAE realizou uma sessão comemorativa, na Feira de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande, no passado dia 2 de dezembro, que contou com a presença dos seus associados, autarcas, entidades locais, empresários e amigos.
A sessão foi presidida pelo atual presidente da direção, Aurélio Ferreira e contou com a presença do primeiro presidente da direção da ADAE, David Catarino, tendo sido lembrados os anteriores presidentes, com destaque para António Lucas, que dirigiu a ADAE por maior período de tempo.
O evento iniciou com uma breve apresentação da sua atividade e impacto no desenvolvimento do território e também dos programas de financiamento ao projetos de economia local. Este momento marcou também a apresentação pública de um documentário em vídeo, que retrata um pouco desta história e do impacto que a ADAE tem tido no território. Para o fim, ficou um showcooking de valorização dos produtos locais e da dieta mediterrânea, uma das grandes áreas de intervenção da ADAE na promoção e dinamização dos território e das comunidades.
30 Anos de História e Transformação
Criada em 1994, a ADAE surgiu da necessidade de criar um movimento em torno do desenvolvimento local e de criar instrumentos de desenvolvimento do tecido socioeconómico da região.
A Associação é constituída por entidades públicas e privadas da região, incluindo câmaras municipais, instituições de ensino, turismo, e setores social, económico, agrícola, marítimo e cultural.
Desde a sua criação, a ADAE tem sido um elo de ligação entre entidades públicas e privadas, fomentando a colaboração e parcerias estratégicas e assegurando o investimento em setores como a agricultura, economia azul, cultura, educação, turismo, associativismo, entre outros.
A ADAE tem oferecido vários tipos de apoio às entidades, empresas e organizações do território, com foco no desenvolvimento económico da região, onde se destacam os seguintes aspetos:
- Apoio financeiro: A ADAE gere programas de apoio ao investimento, que disponibilizam financiamento para projetos empresariais. Entre os programas geridos pela ADAE, destacam-se o Leader, o PRODER, o PDR2020, o CENTRO2020, o MAR2020 e, agora neste quadro comunitário, o PEPAC e o MAR2030.
- Apoio técnico: A ADAE fornece apoio técnico a empresas, incluindo informação sobre sistemas de incentivo ao investimento e ao empreendedorismo. A associação ajuda também na elaboração de processos de candidatura a programas de financiamento.
- Promoção e dinamização: A ADAE participa em projetos que promovem o desenvolvimento económico da região, como a criação de lojas de produtos locais (Loja do Mundo Rural e Loja Portugal Rural). A associação apoia também a participação de empresas em feiras e eventos.
- Formação e qualificação: A ADAE oferece ações de formação e qualificação profissional, que podem ser úteis para o desenvolvimento dos recursos humanos nas empresas.
- Cooperação e networking: A ADAE promove a cooperação entre empresas e outras entidades da região, através de projetos e iniciativas de networking.
A Atividade da ADAE em Números:
Associação: A ADAE é composta atualmente por 17 associados, apresentando uma representatividade de mais de 25.000 entidades e indivíduos, e colaborando com uma rede de mais de 100 parceiros a nível regional e nacional.
Apoio ao Investimento: A ADAE geriu programas de apoio ao investimento, no âmbito dos últimos três quadros comunitários, recebendo mais de 600 candidaturas, que envolveram um investimento de cerca de 29 milhões de euros.
Através destes programas, foram criados e mantidos mais de 500 postos de trabalho.
Atualmente, nos novos programas de financiamento do PEPAC e do MAR2030, a ADAE prevê a realização de investimento em mais de 5,5 milhões de euros, para apoio a projetos de economia local.
Apoio Técnico Prestado: A ADAE atendeu mais de 3.000 promotores/beneficiários da região, realizou mais 700 reuniões/sessões de informação e elaborou 350 processos de candidatura para promotores.
Atividade Interna para Desenvolvimento e Promoção do Território: A ADAE desenvolveu 20 projetos de cooperação, participou em 75 ações de promoção do território e propôs 50 projetos a fundos e programas.
Formação/Qualificação: Neste âmbito, a ADAE apoiou mais de 7.200 formandos, entre formações financiadas e processos de certificação de qualificações, em mais de 22.600 horas de formação.
Estes números demonstram o impacto significativo da ADAE no desenvolvimento do território, contribuindo para o crescimento económico, a criação de emprego e a melhoria da qualidade de vida da população e construído através de parcerias, investimento, formação, participação ativa e trabalho em rede.
A ADAE tem-se afirmado como um agente fundamental na dinamização do território, promovendo a inovação, a sustentabilidade e a inclusão social, pretendendo continuar a potenciar o desenvolvimento da região, preservando as artes, ofícios, costumes, saberes, valores e identidade do território.
Lembramos que, no âmbito do Portugal 2030, a ADAE gere fundos como o FEADER e FEAMPA para apoiar projetos nas áreas de produtos locais, economia azul, setor social, património, comércio, turismo, cultura, serviços, indústria, agricultura, associativismo e circuitos curtos.