HORTAS DA VILA
A ideia deste projeto resulta da criação de um espaço de lazer e pedagógico, que conseguisse sensibilizar a população para a importância da atividade agrícola na sociedade, das práticas de agricultura tradicional na sustentabilidade ambiental e, para o seu impacto no rendimento das famílias.
Surgiu assim, em maio de 2013, o projeto "Hortas da Vila" financiado pelo anterior Programa PRODER, e como hábito na atuação da ADAE, proveniente também de uma parceria com a Câmara Municipal da Batalha e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho da Batalha, esta última a entidade proprietária do terreno.
Assim, no dia 4 de junho pelas 17h30, foi inaugurado este espaço, que constitui mais um marco nos 20 anos de atividade da ADAE em prol do desenvolvimento local e da melhoria das condições de vida das populações.
Este projeto visa a criação de um espaço inserido numa área verde cuja manutenção será participada, fomentando o espírito comunitário e entre ajuda e, o acesso a alimentos de qualidade para o auto consumo, por parte da população que tem predisposição ou necessidade para a prática deste tipo de atividade. O projeto contempla ainda uma forte componente educativa, proporcionando a Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE) apoio formativo sobre técnicas de agricultura tradicional, compostagem e promoção ambiental com culturas mais adequadas aos solos e climas da região.
De momento, encontra-se a decorrer o processo de candidatura para utilização das parcelas, que deverá ser manifestada junto da ADAE ou da Câmara Municipal.
Consulte aqui o regulamento do funcionamento das hortas.
Aceda aqui à ficha de candidatura.